Mais uma vez, um dos membros do PPM, mostrou-se solidário com com os problemas sociais de uma das freguesias de Barcelos.
O nosso Conselheiro Nacional, Alfredo Côrte-Real, disponibilizou-se para contribuir, mais uma vez, para o bem estar social de uma importante freguesia do maior Concelho do País.
A pedido da Comissão, e com grande esforço pessoal, empenhou-se em apoiar a construção do Centro Paroquial.
Efectivamente, há uma grande diferença entre o empenho pessoal e dedicação a uma causa, e o simples "aparecimento" nas alturas em que "dá jeito" para obtenção de votos, por exemplo . . .
Alfredo Côrte-Real, sem dúvida alguma, é um "Barcelense" dedicado ao bem estar social e preocupado quer com as crianças, quer com os idosos.
Um nosso muito obrigado, por ainda haver Pessoas que, desinteressadamente se empenham, dedicam e esforçam por apoiar as colectividades diminuindo assim o desconforto social causado pela crise, pela falta de bem materiais, de valores sociais e Familiares!
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Bem Estar Social . . .
domingo, 26 de julho de 2009
Sempre Presente . . .
Depois de ter estado presente na sessão do Fim de Ano Académico no Clube dos Empresários, em Lisboa, de um prestigiado Instituto, onde estiveram presentes as mais diversas individualidades Nacionais e Estrangeiras, entre os quais destacamos os mais proeminentes professores doutores de várias Universidades a vários Oficiais do Estado Maior das Forças Armadas, Alfredo Côrte-Real ainda visitou uma Exposição do Rei D. João VI.
Seguidamente teve uma reunião com o PPM com o objectivo de preparação das eleições que se avizinham. Mesmo assim, fez questão de estar presente nas cerimónias das Festas de S.Tiago, em Aldreu, onde aproveitou para falar com as mais diversas pessoas, inteirando-se dos problemas locais.
Como sempre, o Conselheiro Nacional, sempre incansável na sua tarefa de aproximação aos problemas do concelho de Barcelos, teve uma belissíma recepção por parte dos habitantes da freguesia que o abordaram com cortesia e satisfação, por verem que, finalmente alguem se preocupa realmente com os problemas existentes!
Provedor Municipal . . .
Os vereadores da Coligação “Juntos por Braga” formalizaram uma proposta, numa recente reunião camarária, para a criação de um Provedor do Município, apontando o nome de Sousa Fernandes, ex-presidente da Assembleia Municipal de Braga.
Apraz saber ao P.P.M., que outros partidos se augurem de tais factos e que estejam em consonância com as ideias que o P.P.M. propôs em 23-04-1992, que foi publicado pelo Diário do Minho e Jornal de Notícias do dia 24-04-92 e que defendia a criação do mesmo provedor municipal.
Teoricamente, qualquer cidadão que se veja prejudicado nos seus direitos, poderá recorrer directamente ao Provedor de Justiça, que esta entidade velará pelo respeito das Leis e dos direitos e liberdades dos cidadãos.
Na prática, tantas são as queixas apresentadas ao Provedor de Justiça, que a acção profilática que poderia ter mediante os abusos de poder, nem sempre se fazem sentir.
Ocorre ao P.P.M., que seria da maior utilidade ser criada a figura do Provedor Municipal, onde o munícipe se pudesse dirigir, sempre que os seus direitos são violados pelo Poder Autárquico.
“Qui habet aures audiendi, audiat”
quinta-feira, 23 de julho de 2009
A Agricultura . . .
Medida Preventiva . . .
As mudanças sociais e económicas operadas na nossa sociedade de consumo deram origem a novos valores e estilos de vida. Se a isto somarmos o uso generalizado e indiscriminado do crédito deparamo-nos com situações de endividamento que nem sempre são fáceis de contornar. Entre as compras indispensáveis, necessárias e fúteis a escolha parece ser cada vez mais difícil se tivermos em conta o poder da publicidade que todos os dias nos entram pela casa dentro com novos e atractivos bens de consumo.
De acordo com os dados da DECO, o número de Famílias que recorreram ao Gabinete de Apoio ao Sobre endividamento subiu 63 % nos primeiros oito meses do ano, face a igual período de 2006.
Em 2006, a taxa de poupança dos portugueses não ia muito além dos 8% do rendimento disponível, o valor mais baixo de sempre. Neste ano passado, a capacidade de poupar voltou a cair. Mas mais preocupante e alarmante é que o endividamento tem vindo a aumentar progressivamente. O consumo das Famílias tem subido acima do rendimento o que corresponde actualmente a um endividamento das famílias em 124% do seu rendimento.
É extremamente importante que o casal saiba como gerir o orçamento familiar, podendo para tal começar com um planeamento das despesas mensais, tendo em vista o controlo total dos seus rendimentos.
É comummente reconhecido que as dívidas desequilibram o orçamento dos consumidores, com consequências graves para a vida familiar. Este desequilíbrio é mais grave quando ocorrem situações como o desemprego, a doença, um acidente ou um divórcio.
Cada vez mais consumidores recorrem a estruturas de defesa do consumidor em consequência do endividamento excessivo e/ou sobre endividamento.
Prevenir o sobre endividamento das Famílias Barcelenses deverá ser também um dos grandes objectivos da responsabilidade da Câmara Municipal de Barcelos.
O P.P.M. sempre na esteira na defesa dos mais desprotegidos, apresentou recentemente, através do seu deputado e líder do grupo municipal na Assembleia Municipal de Braga, uma moção intitulada “Gerir Um Orçamento Familiar Sem Derrapagens”. Esta proposta, inserida dentro da linha de orientação do Partido, será lançada para as várias autarquias, sendo assim esta medida implantada com benefício de todos os munícipes.
Alfredo Côrte-Real lança o desafio à Câmara Municipal de Barcelos para que disponibilize aos munícipes, de forma gratuita, inserida no Gabinete ao Apoio do Munícipe e em estreita colaboração com a Federação Nacional das Cooperativas de Consumidores (FENACOOP) e a DECO, um serviço de apoio especializado sob a designação “Gerir o Orçamento Familiar Sem Derrapagens”.
Com o objectivo de promover e proteger os interesses dos consumidores, procurar-se-á sensibilizar para os riscos do crédito e para a importância da prevenção do endividamento. Desta forma, o consumidor poderá estimar os seus gastos diários e definir as necessidades reais, avaliando a possibilidade de cortes de despesas.
Em Braga a Moção foi já aprovada por Unanimidade!
terça-feira, 21 de julho de 2009
Conselho Nacional
segunda-feira, 20 de julho de 2009
O Problema da Erosão Costeira . . .
No passado fim de semana, o Conselheiro Nacional, Alfredo Côrte-Real, aproveitou a sua deslocação ao concelho de Esposende, afim de se poder inteirar sobre o problema da erosão costeira.
Após ter analisado alguns estudos ambientais, fez questão de se deslocar ao local, aproveitando para falar com alguns pescadores.
Há que proteger toda a Fauna e Flora Litoral e Costeira, preservando toda uma identidade local, com toda a sua riqueza em biodiversidade! Mantendo todo o equilibrio natural e desenvolvendo assim, toda uma riqueza natural que um dia ainda poderá vir a ser de extrema utilidade.
sábado, 18 de julho de 2009
Clube Literário do Porto . . .
quinta-feira, 16 de julho de 2009
P.P.M. na Agricultura . . .
O PPM tem, efectivamente, uma preocupação Ambiental e Agrícola fortíssima, para não dizer brutal mesmo!
O PPM foi (e é!) o primeiro partido com estas preocupações, e com uma política Agrícola efectiva e muito próxima das necessidades dos Agricultores. Um dos factores que contribui para isto e para uma melhor compreensão das carências e necessidades de todos os Agricultores, é o facto de muitos elementos do PPM serem, de facto, eles próprios, Agricultores também! Isto dá-lhes um forte conhecimento dentro da área.
Acreditamos que este alheamento do Mundo Rural por parte do Governo não se pode manter! Chega!!
Alfredo Côrte-Real
domingo, 12 de julho de 2009
Apoio aos Deficientes Intelectuais . . .
Este domingo, o responsável do Norte, Alfredo Côrte-Real, deslocou-se a um Campo de Férias com deficentes intelectuais, que teve lugar no Minho.
sábado, 11 de julho de 2009
Actividades e Visitas . . .
Conselho Nacional
O Conselho Nacional do P.P.M. reuniu no passado dia 9 de Julho, na sua sede, na Rua da Pimenteira, em Lisboa.
Na ordem dos trabalhos, constava a análise dos resultados das últimas eleições, dos resultados das eleições europeias, análise, estratégia a desenvolver e rectificações para os acordos de coligações para as Eleições Autárquicas e para as proximas Legislativas.
A marcar presença, do Norte, estiveram os Conselheiros Nacionais, Alfredo Côrte-Real (Barcelos e coordenador do Norte), António Matos (Vila Real) e Manuel Beninger (Braga).
A proxima reunião ficou marcada para o dia 25 de Julho.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Cadernos Eleitorais . . .
Sabia que 10% dos Cidadãos que existem nos Cadernos Eleitorais já se encontram mortos?!
Em quem votarão?!?!
sábado, 4 de julho de 2009
E Fez-se História em Barcelos . . . !
Já em plena campanha eleitoral, o Partido Popular Monárquico (PPM) fez a apresentação pública da sua lista candidata à Câmara Municipal de Barcelos. Alfredo Côrte-Real foi o escolhido para encabeçar a lista que, na primeira vez que concorre à Autarquia, acredita ser possível eleger um vereador.
A pouco mais de uma semana das eleições autárquicas, o PPM deu a conhecer a sua lista de candidatos à Câmara Municipal de Barcelos. O candidato escolhido acredita que é possível eleger um vereador, sem ter que “roubar” votos às outras forças partidárias. Alfredo Côrte-Real está convencido que este objectivo pode ser alcançado se o seu partido conseguir “cativar” o eleitorado que habitualmente não vota.
Numa conferência de imprensa que acabou por se transformar numa conversa informal, o candidato dos monárquicos revelou, em linhas muito gerais, o programa eleitoral que traçou para o concelho. Mais do que construir “sem sentido” só para “mostrar obra feita”, os monárquicos pretendem demonstrar que existe “consciência” na gestão e deixar a marca da sua presença em determinados campos.
A preservação do património histórico, o incentivo às pequenas e médias empresas, a fixação das pessoas à terra, a elaboração de um projecto urbano efectivo e a dinamização do turismo, são as linhas mestras do programa traçado para os próximos quatro anos. Além destes aspectos, o PPM propõe a valorização da agricultura, uma vez que Barcelos continua a ser um concelho profundamente rural. “Temos que olhar mais para a terra, porque são essas coisas que nos valorizam”, afirmou o candidato do PPM.
Para resolver os problemas no sector têxtil, Côrte-Real aconselha os empresários locais a olharem para o mercado espanhol como um “potencial de novas oportunidades de mercado”.
Composta por diversos elementos que residem fora do concelho, esta lista agora conhecida não se vai envolver em iniciativas de campanha, que não as do contacto pessoal com os populares, porque, afirmou o cabeça-de-lista, a estrutura do partido não tem recursos financeiros para “gastar em campanhas”.
Alfredo Côrte-Real tem 37 anos, e apesar de ser natural de Coimbra vive há vários anos no concelho de Barcelos, numa casa histórica em Aldreu.
A apresentação do candidato à Câmara de Barcelos contou com o apoio do Conselheiro Nacional do PPM, Adrião Gonçalves.
Autor: Fátima Vilaça